Porque você deveria usar o NeoVim para programar

Nathan Firmo,neovimdicasterminal

foto de um terminal de computador

O que é o NeoVim?

NeoVim (opens in a new tab) é um editor de código baseado em terminal. Ele surgiu como uma evolução do vim (opens in a new tab) e foi criado pelo brasileiro Tiago Padilha (opens in a new tab). Você pode achar que não faz sentido alguém, nos dias atuais, programar em um terminal, visto que hoje temos muito mais recursos computacionais e isso não é mais um impedimento, mas existem muitos pontos positivos que você pode ainda não ter visto.

Meme dizendo que usar o terminal dá mais sensação de poder do que dinheiro

DIY - Faça você mesmo

Uma das coisas mais bacanas para mim é a mentalidade do "Faça você mesmo". A ideia de uma IDE programável é incrivel para mim. Meu lado nerd fica o tempo todo pensando na combinação mais otimizada de atalhos e pluguins para aumentar a produtividade. Com esse tipo de abordagem, você pode ter a IDE perfeita, afinal ela terá sido construída por você e para você. Tudo isso, usando a linguagem Lua (opens in a new tab), também desenvolvida por brasileiros na Puc - Rio (opens in a new tab).

Keyboard Driven Aproach

Apesar de você poder usar o scroll e o click do mouse no NeoVim, em geral, nós usuários costumamos fazer a maior parte das coisas pelo teclado. Com o tempo, essa mecânica começa a te dar agilidade e os comandos simplesmente entram na sua cabeça. Depois que você aprende o "jeito vim de se movimentar" não tem como se esquecer, é como andar de bicicleta. As teclas de movimentação podem parecer não ter sentido, mas quando Bill Joy (opens in a new tab) criou o vi (opens in a new tab) ele programava em um ADM-3A (opens in a new tab), um computador no qual as setas eram impressas justamente nas teclas H, J, K e L.

computador ADM-3A

Se você é nerd como eu, aposto que vai ficar sempre procurando nos fóruns as melhores dicas de atalho e remaps para ser mais produtivo. A lista de comandos vai depender apenas da sua imaginação. Veja alguns dos comandos default:

Resiliência

Sem dúvida uma das coisas que eu considero mais bacanas em trabalhar pelo terminal é que é diferente. Não é todo mundo que faz isso. Um reflexo natural é que nem todo mundo faz tutorial sobre ele também. Se você quiser se programar dessa forma, você mesmo precisará ir atrás das informações, que na maioria das vezes estarão em inglês. Não vai ser plug and play como o VSCode (opens in a new tab). Coisas simples como o comportamento do texto copiado no seu CTRL + C precisarão ser configuradas. Busca de arquivos e também o famoso CTRL + Shift + F também não estarão prontas ao baixar o editor. Mas quando terminar, aposto que você terá se divertido na jornada e se sentirá um programador melhor.

Conclusão

Esses são alguns dos motivos que me fazer gostar do NeoVim. Dizem que ninguém é capaz de sair dele. Uns, porque não sabem que é só digitar Esc :q, e outros porque aprenderam a usar e perceberam o quanto ele é incrível.

© Brasil AbertoRSSMinha conta Home